Conheça os riscos que os fogos de artifícios e fogueiras causam à saúde
O mês de junho chegou recheado de muitas comidas típicas, quadrilhas, e claro, muitos fogos de artifícios e as tradicionais fogueiras de São João que são um espetáculo a parte. O período é de festa e alegria, mas para quem sofre com problemas respiratórios geralmente não costuma aproveitar muito a época, pois a fumaça gerada pela comemoração pode se tornar um verdadeiro perigo à saúde, como explica Sidney Souteban, alergologista do Hapvida Saúde
"A fumaça é um misto de gases nocivos à saúde. Mesmo em curto período de tempo, inalar fumaça pode causar efeitos imediatos (agudos) como a irritação dos olhos, nariz e garganta. Dependendo do que esteja sendo queimado, da distância em que a pessoa esteja e do tempo de inalação, pode desencadear alergias como asma, rinite ou até mesmo um quadro de intoxicação. Tudo isso desencadeia-se dos gases tóxicos, como o monóxido de carbono (CO) e o cianeto, que são liberados nesse processo".
Ele explica que este gases tendem a suprimir oxigênio do corpo, o que pode causar dores de cabeça, reduzir o estado de alerta e agravar quadros de doenças cardíacas. Grupos de pessoas mais propensas a desenvolver infecções virais, alergias e etc. Como é o caso de crianças e idosos, também devem evitar este tipo de ambiente. Apesar da beleza e da alegria proporcionada pelos fogos, o monóxido de carbono gerado na queima é um componente extremamente nocivo à saúde e pode trazer danos gravíssimos ao aparelho respiratório, sobretudo se a pessoa já tiver quadros de rinite e asma por exemplo.
ASSUNTOS: festa junina, fogos, problemas respiratórios, Saúde e Bem-estar