Compartilhe este texto

Tempestade tropical deixa ao menos 90 mortos nas Filipinas

Por Portal Do Holanda

23/12/2017 6h19 — em
Mundo


Foto: Manman Dejeto/AFP

MANILA - O número de mortos pela passagem da tempestade tropical Tembin, que atingiu o sul das Filipinas, subiu para cerca de 90, segundo a Reuters. Já a AFP informa que esse número seria de 133 após um novo balanço da polícia local, que teria encontrado mais corpos em um rio.

Autoridades locais informaram que dezenas de pessoas ainda estão desaparecidas. A polícia, bombeiros, voluntários e soldados estão trabalhando nos resgates de sobreviventes.

Tembin provocou inundações e deslizamentos de terras. Milhares de pessoas atingidas pelas inundações foram evacuadas de suas moradias e encaminhadas para abrigos. As linhas de comunicação com as áreas afetadas estão cortadas, dificultando os resgates.

A Tembin provocou chuvas intensas e ventos de mais de 80 km/h e rajadas de até 95 km/h. Segundo a agência metereológica local, ela deve se afastar do sul do país neste domingo, em direção ao Mar da China Meridional, aproximando-se do Vietnã.

Em Tubod, área de Mindanao, a segunda maior ilha do país, foram registradas até o início da manhã deste sábado, de acordo com a AFP, 19 mortos por conta das inundações e deslizes que devastaram o povoado.

"O río subiu e levou a maioria das casas. O povoado já não existe mais", disse a AFP, por telefone, Gerry Parami, oficial da polícia de Tubod."As casas foram derrubadas pelo barro e os troncos".

Na aldeia de Dalama, onde vivem cerca de 2 mil pessoas, policias, soldados e voluntários trabalham entre os escombros em busca de mais vítimas.

As pedras arrastaram pelo lodo e enterraram cerca de 40 casas na área de Piagapo, deixando ao menos 10 mortos, informou a AFP.

Em 2013, o tufão Haiyan matou quase 8 mil pessoas e deixou 200 mil famílias desabrigadas no país.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Filipinas, mortos, tempestade, Mundo

+ Mundo