Formação pedagógica reúne professores indígenas em Manaus
Manaus/AM- A Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC) iniciou na manhã desta segunda-feira, 27/3, uma formação para 50 professores indígenas. Com o tema “Alfabetização e Letramento”, a formação acontece até a próxima sexta-feira, 31/3, na Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, Parque Dez, zona Centro-sul.
Esta é a segunda turma da formação “Ação Saberes Indígenas na Escola” e a primeira a ser realizada em 2017. Outros quatro encontros estão previstos para serem realizados neste ano. A ação tem como objetivos promover a formação continuada de professores indígenas no processo da alfabetização, respeitando a língua materna; e os processos próprios de aprendizagem, oferecendo métodos para elaboração de material didático diferenciado, cumprindo a legislação brasileira de Educação Escolas Indígena.
A secretaria possui, atualmente, quatro escolas indígenas localizadas no Rio Negro e no Rio Cuieras, além de 18 espaços culturais em Manaus, onde o professor trabalha a parte diversificada do currículo, como o ensino da língua materna e outros saberes tradicionais. Para a professora indígena, Edinay Moraes, que atua no espaço cultural do bairro Grande Vitória, zona Leste, e trabalha com mais de 20 alunos, entre 5 e 12 anos, a formação possibilita novos conhecimentos e a troca de experiências.
Veja também
ASSUNTOS: Formação pedagógica, Manaus, professores indígenas, Amazonas