Tempestade tropical Lee pode virar furacão até domingo
Dados do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) indicam que a tempestade tropical Lee, que tinha se dissipado na sexta-feira (22), está retomando força. Ao que tudo indica, até domingo (24) ela pode se tornar um furacão de grande intensidade.
Em um boletim divulgado na manhã deste sábado (23), o Centro informou que a velocidade de translação da tempestade tropical Lee caiu para quatro quilômetros por hora. No entanto, os ventos sustentados apresentados pela tempestade tropical, estão se fortalecendo, subindo para 75km/h. Isso fará com que a tempestade vire um furacão.
No momento em que o boletim foi divulgado neste sábado (23), Lee estava a 1.450 quilômetros do leste de Bermuda (Caribe). Foi identificado ainda pelo Centro que a tempestade se move em direção ao norte, mas mudará o rumo para o Nordeste. A previsão do NHC é que ele se fortaleça nas próximas 48 horas.
O furacão Maria , atualmente de categoria 3 na escala Saffir-Simpson, avança em direção noroeste sobre as águas do Atlântico Central. Após devastar Porto Rico e afetar a Dominica e as Ilhas Virgens Britânicas na última quarta-feira (20), a indicação do NHC é de monitorar o furacão Maria, uma vez que ele atualmente está a 395 quilômetros de Eluthera e 515 quilômetros de Nassau, ambas nas Bahamas . O furacão apresenta ventos de 185km/h, com rajadas ainda mais intensas.
Furacão Maria
Balanço divulgado neste sábado (23) aponta que 73 localidades da República Dominicana permanecem isoladas por causa do transbordamento de rios e canais, acidentes estes provocados pelo furacão Maria, que na quinta-feira (21) passada se aproximou do litoral do país, informou o Centro de Operações de Emergências (COE).
O Escritório Nacional de Meteorologia afirmou que, apesar de o furacão estar 575 quilômetros ao norte/noroeste da província de San Felipe de Puerto Plata, ele segue afetando de maneira indireta nas condições climáticas, e chuvas são esperadas para este fim de semana.
Com esses dados, as entidades meteorológicas pedem atenção à população para não ser afetados nem pela tempestade tropical e pelo furacão, que continuam deixando o tempo instável nas regiões.
As informações são da agência de notícias EFE.
ASSUNTOS: furacão, Tempestade tropical, Mundo