Compartilhe este texto

David Luiz não dará colher de chá ao Benfica na final da Liga Europa

Por Portal Do Holanda

14/05/2013 8h27 — em
Esportes




afp.com / Ben Stansall

LONDRES (AFP) - Mesmo com o Benfica "ainda no coração", o zagueiro da seleção brasileira e do Chelsea, David Luiz, garantiu que não dará colher de chá aos ex-companheiros do clube português na final da Liga Europa, nesta quarta-feira em Amsterdã.

"Tenho muito carinho pelo Benfica. Passei bons momentos lá e é o clube que impulsionou minha carreira. Se fosse apenas questão de paixão, nunca teria saído de lá, mas me transferi para o Chelsea por causa do desafio. Numa final, se esquece as amizades. Eu quero vencer", declarou o jogador de 26 anos em entrevista ao jornal The Sun.

Os lisboetas sabem muito bem disso. Esta será a segunda vez que os dois clubes se enfrentam desde a transferência por 25 milhões de euros do zagueiro em janeiro de 2011, após quatro anos em Portugal. O brasileiro já havia sido peça fundamental nas vitórias dos Blues nas quartas de final da Liga dos Campeões (1-0, 2-0) do ano passado.

Na época, David Luiz começava a encontrar seu espaço na zaga do Chelsea. Graças à força física (1,89m), à velocidade e à qualidade técnica, o jovem brasileiro conseguiu se firmar, mas tinha um lado "cachorro louco", correndo por todos os setores do campo,o que prejudicava a defesa.

Gary Neville, ex-lateral do Manchester United que virou comentarista da televisão inglesa, chegou a declarar que David parecia "controlado por um garoto de 10 anos, sentado nas arquibancadas com um controle de Playstation na mão".

O brasileiro tirou proveito da experiência de jogadores como John Terry e Franck Lampard para aprender a dosar o impeto ofensivo, e sempre contou com o apoio dos quatro treinadores que o comandaram em dois anos de Chelsea, Ancelotti, Villas-Boas, Di Matteo e agora Benitez.

Benitez chegou até a escalar David como volante, onde essa tendência natural ao ataque é melhor aproveitada. Com o apoio da comissão técnica, ele já marcou sete gols na temporada, sendo dois contra o Basel na semifinal da Liga Europa.

"Ele é, sem dúvida, um dos melhores jogadores da Premier League. Ele joga com as duas pernas, sabe tocar e lançar e é muito forte no jogo aéreo", disse o treinador espanhol.

Em Amsterdã, David Luiz terá que se conter para que a raça em campo não se transforme em truculência. Em dezembro, ele acabou fazendo um jogador do Brentford, da terceira divisão, desmaiar com uma ombrada na cabeça, ato pelo qual acabou pedindo desculpas.

Alex Ferguson chegou a acusar o zagueiro de ser malicioso, no duelo entre as duas equipes no começo do mês, quando, ao ser atingido pela compatriota Rafael, ele "rolou no chão como se estivesse à beira da morte".

Após o lance, as câmeras flagraram David dando risada. O brasileiro se defendeu explicando que tinha achado engraçado ser chamado por um torcedor de "Sideshow Bob", personagem do desenho animado "Os Simpsons" que possui vasta cabeleira como ele.

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: David Luiz, futebol, Liga Europa, Esportes

+ Esportes