Compartilhe este texto

Golpe no WhatsApp que promete emprego atinge 200 mil pessoas em 24 horas

Por Portal Do Holanda

02/07/2017 0h57 — em
Tecnologia


Foto: Reprodução

Os usuários do WhatsApp precisam ficar mais uma vez atentos. Um novo golpe no aplicativo promete participação em um falso processo seletivo da rede de supermercados Carrefour para infectar o celular da vítima ou realizar cobranças indevidas através de SMS.

De acordo com a PSafe, em menos de 24 horas, mais de 200 mil pessoas já compartilharam a falsa promessa. “O número de acessos desse golpe não para de crescer, com média de 10 mil cliques por hora, devido à rápida disseminação via WhatsApp”, comenta Emilio Simoni, gerente de Segurança da PSafe.

O golpe funciona da seguinte forma: a vítima recebe um link pelo aplicativo, alertando que a rede de supermercados está contratando profissionais com urgência, sem necessidade de ter experiência e para início imediato. Ao acessar o endereço para checar as vagas disponíveis, é solicitado que o usuário responda a três perguntas para poder se candidatar.

Independentemente das respostas fornecidas, a vítima é encaminhada para uma nova página na qual alega que, para poder agendar a suposta entrevista de emprego, a pessoa deve compartilhar o link com 15 amigos via WhatsApp, para que possam “preencher o mais rápido possível as vagas”. 

Após o compartilhamento, o usuário é encaminhado para se cadastrar em serviços de SMS pago – que efetuam cobranças indevidas – ou baixar apps falsos, que podem infectar o smartphone. O ataque ainda conta com comentários de falsos usuários alegando que conseguiram a vaga de emprego, com o intuito de validar o golpe.

Para não cair nesse tipo de golpes, os usuários devem sempre consultar as páginas oficiais de empresas para se certificarem que se trata de uma oportunidade verídica. Além de evitar abrir links suspeitos e manter um antivírus instalado no celular.

Fonte: Olhar Digital.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: golpe, whatsapp, Tecnologia

+ Tecnologia