Conheça os benefícios da carne branca para a saúde
ouça este conteúdo
|
readme
|
Manaus/AM - Quem nunca foi a uma churrascaria e se deliciou com uma carne vermelha suculenta e apetitosa? Difícil achar quem nunca cometeu esse pecado não é? Contudo, quando partimos para um estilo de vida mais saudável, a primeira coisa que a maioria das pessoas corta do cardápio, é a carne vermelha, que geralmente é substituída pela branca. Mas será que essa mudança é realmente válida?
A nutricionista Maria Cristina Câmara, do Hapvida Saúde, garante que sim e explica:

O fim da exigência do diploma de jornalista produziu a bagunça atual
“São boas fontes proteicas, fontes de minerais como cálcio, iodo, fósforo, vitaminas A, D e do complexo B. Além disso, são fontes/ricos em ômega 3. Esses nutrientes possuem benefícios, como: auxílio da memória, da concentração, prevenção de doenças cardiovasculares, anti-inflamatórios, benefícios para o sistema nervoso. São menos gordurosas que a carne vermelha, possuindo melhor digestão.
Estudos recentes mostraram que o consumo de carne vermelha aumenta as chances de doenças cardiovasculares e pode ter relação direta com o câncer intestinal. Além disso, por ser rica em gordura ela pode gerar o entupimento das artérias e ocasionar o acúmulo de gordura visceral, as famosas “barriguinhas”. Por isso, o melhor mesmo é optar pelas carnes brancas e ficar atento a melhor maneira de consumi-la. A especialista dá algumas dicas para ajudar:
“ A carne pode ser consumida grelhada, assada, ao molho de tomates e com de leite de coco. O mais importante é saber escolher os ingredientes que irão compor o prato. Preferir temperos naturais, livre de corantes, sódio em excesso, açúcares e realçadores de sabor. Escolha: desidratados como: orégano, alecrim, pimenta do reino e cúrcuma. São opções também limão, cebola, tomate, pimentão, azeite e óleo de coco”.
Ela também ressalta que alguns tipos de carne branca são mais ricas em proteínas que outras:
“Os peixes ricos em ômega 3, são: sardinha e atum. Seria interessante adquiri-los frescos e ter um consumo semanal, pelo menos. Os outros peixes como cavala, pargo, pescada, também podem fazer parte do cardápio, prestando atenção ao modo de preparo. As aves também devem ser compradas com cuidado, sendo escolhidas por não possuírem temperos prontos, mas por estarem mais “limpas” o possível”. Outra dica importante é dá preferência por aves criadas de forma natural, sem o uso de hormônios ou aditivos químicos, evite também os frangos temperados de supermercados.

ASSUNTOS: hapvida, Manaus, saúde, Saúde e Bem-estar