Saiba tudo sobre a condição em que a pessoa sempre acha que está com uma doença grave
Hipocondria é o nome da condição em que a pessoa tem um medo excessivo e não realista de estar sempre com uma doença muito grave. O hipocondríaco fica ansioso com a possiblidade de estar doente, mesmo sem nenhuma evidencia médica.
Ainda não se sabe ao certo porque algumas pessoas desenvolvem esse distúrbio que afeta igualmente homens e mulheres. Algumas situações podem agravar o quadro, como histórico de doenças sérias na família, morte de entes queridos, ter familiares hipocondríacos, pais negligentes.
O hipocondríaco é identificado pelos seguintes comportamentos: medo e ansiedade prolongada de ter uma doença grave, preocupar-se que as sensações podem ser sintoma de alguma doença, fazer exames médicos complexos com frequência, pensar que tem uma doença só de ler sobre ela, falar diversas vezes sobre os sintomas da doença que acha que tem.
Pessoas que tem essa condição quando estão de fato doentes tendem a aumentar seus sintomas.
Buscando ajuda
Se preocupar com a saúde é muito normal, mas isso se torna um problema quando a ideia que ter uma doença grave consome você, mesmo após procurar ajuda médica. Nesses casos, considere buscar a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra, e de preferência leve um acompanhante.
Tratamento
O tratamento para hipocondria tem diversas abordagens. A primeira é a psicoterapia, e a metodologia mais usada é a psicologia cognitiva-comportamental. Essa abordagem permite o paciente reconhecer as causas de seu comportamento ansioso e ensina formas de parar com ele. Além disso, é importante que o paciente aprenda mais sobre a hipocondria, até para saber melhor como lidar. Essa educação sobre o quadro também é importante para a família do paciente.
ASSUNTOS: hipocondria, mania de doença, Saúde e Bem-estar