Após festa, tenente da PM 'surta' e mata colegas dentro de carro em Manaus
Manaus/AM - Um sargento e um cabo da Polícia Militar morreram e um major e o funcionário de um mercadinho ficaram feridos na madrugada desse sábado (5) ao serem baleados dentro de um carro na rua Monte Horebe , no bairro Colônia Terra Nova, Zona Norte.
O autor dos disparos seria um tenente, identificado como Joselito Pessoa Anselmo que estava com o grupo no Voyage, de cor prata e placa PHO-2296, que pertence a corporação.
Segundo a polícia, os cinco ocupantes voltavam de uma festa, na casa de show "Alambique", quando houve o tiroteio. Conforme depoimento de Robson Almeida, um dos sobreviventes, o tenente teria surtado, sacado a arma e atirado contra os colegas.
Robson travou luta corporal e conseguiu desarmar Pessoa, jogando a arma para um terreno no próximo, mas não antes de ele atingir os PM’s. No confronto Robson acabou sendo baleado na mão, mas conseguiu correr e pedir ajuda.
O condutor do veículo, o sargento Edzandro Santos Lousada, 40, foi baleado na nuca e morreu no SPA do Galileia. O cabo Grasiano Monteiro Negreiros, que levou um tiro na cabeça e outro no tórax, morreu no local. O major Lurdenilson De Paula, 40, foi atingido na coluna cervical e pode ficar tetraplégico. Ele está no pronto-socorro João Lúcio.
Joselito foi preso e na delegacia apresentou outra versão do crime. O tenente contou que enquanto estava com as vítimas, um Honda Civic apareceu e começou a atirar contra eles, porém, uma perícia realizada no carro derrubou a história.
De acordo com Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), o laudo mostrou que nenhum tiro foi disparado de fora para dentro, todos ocorreram de dentro pra fora, o que confirma a versão de Robson.
Diante dos fatos, Anselmo deve permanecer detido e vai responder por quatro crimes, sendo homicídio qualificado consumado por motivo torpe e homicídio tentado doloso.
ASSUNTOS: homicídios, Manaus, tenentes, Policial