Hora do H recebe diretor e médica do FCecon para falar sobre atendimentos do Cepcolu
O jornalista Humberto Amorim recebe nesta sexta-feira (3), o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, e a médica Ginecologista Mônica Bandeira de Melo, para falar sobre o Centro de Prevenção do Câncer do Colo do Útero, que deve dobrar o número de conizações anuais de 550 para 1.100.
O Cepcolu está sendo construído anexo à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). A previsão é de que o centro esteja concluído em julho deste ano.O câncer de colo uterino é o que mais acomete as mulheres do Amazonas, com uma estimativa anual de 610 novos casos, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
A FCecon é a unidade referência no Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização da conização em todo o Amazonas. O procedimento é uma pequena cirurgia que retira as lesões pré-malignas do colo do útero, causadas pelo Papilomavírus Humano (HPV), detectadas no exame preventivo, evitando que evoluam para o câncer.
A conização é um procedimento ambulatorial, em que a paciente recebe alta após a cirurgia, no mesmo dia, sem precisar ficar internada.
ASSUNTOS: Hora H