Arthur garante recursos para ajudar índios venezuelanos refugiados em Manaus
O prefeito Arthur Virgílio Neto garantiu, nesta quinta-feira, 11, em Brasília-DF, recursos junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário para ajudar na situação de emergência social dos 355 indígenas venezuelanos da etnia Warau que se encontram em Manaus.
Acompanhado de sua esposa, Elisabeth Valeiko, do secretário municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos, Elias Emanuel, e da deputada federal Conceição Sampaio, o prefeito reuniu-se com o ministro do desenvolvimento social, Osmar Terra, para expor a grave situação em que se encontram os indígenas.
A confirmação do repasse de recursos só foi possível devido à publicação no Diário Oficial do Município, do dia 4 de maio de 2017, do decreto nº 3.689, que declara situação de emergência social em Manaus, pelos próximos 90 dias, prorrogáveis por mais 30.
Durante a reunião não foram divulgados os valores dos recursos, porém também foi debatida a criação de um campo de refugiados para acolher esses indígenas que buscam o Brasil como refúgio.
Outra pauta da reunião foi a restrição da entrada desses refugiados já nas fronteiras. A prefeitura já está atuando junto aos indígenas, realizando o levantamento do perfil epidemiológico para identificar necessidades de assistência e prevenção em saúde. Além disso, realiza o monitoramento e controle de doenças parasitárias. Na área social também há o monitoramento diário de todos os indígenas venezuelanos que se encontram na cidade de Manaus.
ASSUNTOS: Índios venezuelanos, Manaus, recursos, Amazonas