Avião com 189 passageiros cai no mar após decolar de Jacarta, na Indonésia
JACARTA - Um voo da companhia Lion Air caiu no mar da ilha de Java, na Indonésia, nesta segunda-feira. De acordo com autoridades daquele país, ao menos 189 pessoas estariam a bordo da aeronave. O acidente aconteceu pouco minutos depois da decolagem, que ocorreu na capital Jacarta. O destino da viagem era uma região de mineração de estanho.
A queda da aeronave, um Boeing 737 Max 8, foi confirmada pela agência de busca e resgate da Indonésia. O contato com o voo, que tinha o prefixo prefixo JT-610, foi perdido cerca de 13 minutos após a decolagem.
— Ainda não sabemos se há sobreviventes. Esperamos, oramos, mas não podemos confirmar — disse o chefe da agência Muhmmad Syaugi, antes de acrescentar que nenhum sinal de socorro oriundo do transmissor da aeronave foi recebido.
Equipes de resgate estão em busca da aeronave e também de sobreviventes. Itens como como cabos e coletes salva-vidas foram encontrados no mar, num ponto próximo onde o contato com o avião foi perdido.
— Estamos lá com nossos navios e helicóptero — complementou Syaugi, que informou ainda que mergulhadores também atuam na região.
Entre os passageiros, havia ao menos 23 funcionários do governo. Por meio de nota, a companhia informou que o avião era aeronavegável e que o piloto e o co-piloto somavam experiência de 11 mil horas de voo.
Autoridades locais esperam recuperar as caixas pretas da aeronave para auxiliar nas investigações do acidente. À Reuters, a Boeing afirmou que está "monitorando de perto" a situação.
A última posição da aeronave foi registrada a 15km ao norte da costa da Indonésia, segundo dados do Google Maps e de informações fornecidas pelo FlightRadar. Este é o primeiro acidente envolvendo um Boeing 737 Max.
ASSUNTOS: Indonésia, Jacarta, queda de avião, Mundo