Aviões abandonados no Aeroporto de Manaus estão na mira do MPF
Manaus/AM - A frota de aviões abandonados no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, está sendo alvo de apuração do Ministério Público Federal (MPF). Um Procedimento de Acompanhamento do caso foi aberto pela procuradora da República Ludmila Monteiro.
A portaria de abertura do procedimento foi publicada na edição de quarta-feira (14) do Diário Eletrônico do MPF.
No documento, a procuradora destaca que os aviões abandonados comprometem a gestão do espaço que está submetido a regras de segurança de navegação aérea, gerando empecilhos para exploração do local, seja pelo poder público ou pela atual empresa que gerencia o aeroporto.
A procuradora ainda destaca que os aviões também impactam na imagem e visibilidade da principal porta de entrada do turismo no Amazonas.
O documento não especifica quanto tempo a apuração da situação vai durar, mas o procedimento foi aberto após um inquérito civil com a mesma finalidade ter sido arquivado.
Nota Aeroporto
Por meio de nota, a direção do Aeroporto de Manaus informou que as aeronaves fora de uso e com longa permanência no sítio aeroportuário encontram-se nestas condições desde a administração anterior. Destaca, ainda, que estão em áreas que não afetam a operação do aeroporto. Há uma inspeção periódica para controle de fauna e vetores nos espaços. A administração aeroportuária está avaliando as medidas a serem adotadas para retirá-las do local, dentro da legalidade, visto que não pertencem à operadora do aeroporto.
ASSUNTOS: Manaus