Compartilhe este texto

Infectados com variante em Manaus pegam voo comercial e partem para SP

Por Portal Do Holanda

28/01/2021 17h01 — em
Manaus


Eles não contaram que estavam doentes - Foto: Ilustrativa

Manaus/AM - Um hospital de São Paulo registrou a entrada de pelo menos três pacientes que deixaram Manaus e Parintins por conta própria para conseguir tratamento contra a covid-19 no estado. Uma das pacientes é uma mulher de 61 anos, que mesmo doente, viajou em um voo comercial até a capital paulista.

Ela e outros dois homens, que chegaram em outro momento, deram entrada no Hospital Municipal Doutor José Soares Hungria. No momento do registro a mulher teria dado um endereço residencial de São Paulo e não teria dito que é de Manaus. Ela estava hospedada na casa de parentes e os médicos só descobriram a origem dela após conversar com eles. Os outros dois homens internados fizeram a mesma coisa:

“O problema é que esses pacientes dão entrada no sistema de saúde com endereço de São Paulo, pois temem não ser atendidos se informarem que são de outro estado. Esses doentes vieram do Amazonas, por exemplo, só descobrimos que vieram buscar tratamento aqui depois de falarmos com parente”, afirma o médico diretor da unidade, Renato Tardelli e, entrevista ao jornal Folha de São Paulo.

Ele explica que isso aumenta e muito os riscos de disseminação do vírus, pois os pacientes com suspeita da nova variante são imediatamente isolados dos demais quando informam à equipe médica que estiveram no Amazonas. Além disso, durante a viagem todos tiveram contato com outras pessoas no avião e no aeroporto.

O pedido para a transferência deles para o isolamento foi feito ontem (27) e o grupo já está recebendo os devidos cuidados. Tardelli detalha que dois deles estão respondendo bem ao tratamento, mas um permanece na UTI. Além destes, outro paciente que saiu de Santarém, no Pará, também por conta própria, também segue isolado.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus