Irmãos achados em mata após quase 1 mês desaparecidos chegam em Manaus para tratamento
Manaus/AM - Os irmãos Gleiçon e Glauco Carvalho Ferreira, de 9 e 7 anos, respectivamente, receberam os primeiros cuidados de assistência no município de Manicoré, onde residem, após 27 dias perdidos na floresta.
Os pacientes estavam internados no Hospital Regional Dr. Hamilton Cidade e foram transferidos para o Hospital e Pronto-Socorro da Criança (HPSC) Zona Oeste de Manaus.
Os irmãos chegaram à unidade hospitalar de Manicoré, na noite de terça-feira (15), apresentando quadro grave de desnutrição grave, desidratação e escoriações na pele, porém estáveis, segundo a secretaria municipal de Saúde. Eles foram removidos, por meio de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea, para recuperação e continuidade do tratamento em Manaus. Antes de saírem do hospital e do embarque, os pacientes foram avaliados por uma equipe médica, que atestou total condição clínica para a realização da viagem.
Assistência – Segundo o médico pediatra, os irmãos estão clinicamente estáveis e receberão os cuidados para o quadro de desnutrição e das escoriações.
“Eles estão graves, mas estáveis dentro da patologia que têm, desnutrição e algumas infecções de pele, no ouvido e nas costas. A frequência respiratória está normal, não têm tosse e estão urinando bem. A preocupação era o rim, mas já voltou a funcionar muito bem. O cuidado é tratar as infecções que ainda existem e a alimentação cuidadosa, para saber se vão tolerar a dieta progressiva e ganhar peso”, explicou Eugênio Tavares.
De acordo com a diretora do HPSC Zona Oeste, Liege Menezes, os irmãos não necessitam de cuidados em leito de UTI e serão acompanhados em enfermaria.
Veja também
ASSUNTOS: Manaus