Mais de 20 partidos são multados por derrame de santinhos nas ruas de Manaus
Manaus/AM - Vinte e um partidos foram multados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) por jogar santinhos em vias públicas durante o primeiro turno das eleições em Manaus. A informação foi divulgada pela diretora de fiscalização, Suzy Pinheiro, durante uma coletiva à imprensa na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), neste domingo (27).
"Realizamos a fiscalização de 22h às 4h e identificamos 21 partidos. Iremos multar os partidos porque entendemos que eles são responsáveis pelos candidatos. As multas variam de 251 UFMs a 500 UFMs, o que significa que o valor inicial é de R$ 35 mil e pode chegar a R$ 70 mil. As reincidências vão aumentando", explicou Suzy.
Neste 2º turno, materiais de campanha foram encontrados em 12 escolas entre a noite de ontem (26) e madrugada deste domingo (27).
O presidente do TRE-AM, desembargador João Simões, relembrou que 100 candidatos foram processados pelo despejo de santinhos no primeiro turno. "Temos duas frentes de atuação: uma do TRE, junto ao Ministério Público Eleitoral (MPE) e nossas equipes de fiscalização, que identificam propaganda irregular e crime eleitoral, e a secretaria municipal, que cuida das infrações ambientais. São três situações: duas sob nossa responsabilidade e uma que envolve autuações administrativas com a prefeitura por meio da Secretaria do Meio Ambiente", afirmou ele.
ASSUNTOS: Manaus