Oropouche: Conheça sintomas e prevenção da doença que tem mais de 300 casos em Manaus

ouça este conteúdo
|
readme
|
Manaus/AM – Com sintomas que vão desde febre, dores articulares e erupção cutânea, a oropouche é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito Culicoides paraenses, popularmente conhecido como maruim ou borrachudo, que é bem semelhante com o mosquito Aedes Egiptys, o transmissor da dengue. Só nos primeiros 14 dias de 2024, Manaus registrou 326 casos.
A doença pode causar sintomas como febre, dor de cabeça, dores musculares e articulares, erupção cutânea e, em alguns casos, até mesmo morte. Pessoas infectadas devem apresentar os sintomas entre 4 e 10 dias após a picada do mosquito. Os sintomas mais comuns são febre alta, dor de cabeça, dores musculares e articulares, erupção cutânea e, em alguns casos, até mesmo vômitos e diarreia.

Motocicleta, um passaporte para o 'céu'
Para se proteger da oropouche é necessário tomar os mesmos cuidados contra outros mosquitos transmissores, como usar repelentes de insetos, usar telas nas janelas e portas para evitar a entrada do mosquito em casa.
Tratar a oropouche geralmente é feito com repouso, hidratação e uso de analgésicos e anti-inflamatórios recomendados por médicos. Em casos graves, pode ser necessário até o uso de medicamentos antivirais.

ASSUNTOS: Manaus, Saúde e Bem-estar