Compartilhe este texto

Pré-candidato Eron Bezerra comenta sobre planos para Manaus caso seja eleito prefeito

Por Portal Do Holanda

05/07/2024 11h45 — em
Manaus


Foto: Reprodução/Instagram

Manaus/AM - O pré-candidato à Prefeitura, Eron Bezerra (PCdoB), participou do podcast "Manaus em Foco", da Fecomércio AM, onde apresentou seus principais planos para Manaus caso seja escolhido pela Federação PCdoB, PV e PT para o pleito deste ano e seja eleito. 

Na ocasião, Eron apresentou de forma ampla suas principais propostas para a mobilidade urbana, saúde, segurança, cultura e meio ambiente. Inicialmente, o pré-candidato, que é formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), comentou que pretende aplicar uma política de produção de comida interurbano, ou seja, ensinar as pessoas a produzirem alimentos básicos nas próprias residências, seja no quintal de uma casa ou na varanda de um apartamento. 

Com o lema "Vida em primeiro lugar", Eron disse que pretende expandir a atenção básica de Saúde, em Manaus, a fim de ampliar e melhorar os atendimentos. 

Na questão de mobilidade urbana e segurança nos coletivos, o pré-candidato do PCdoB disse que pretende colocar um segurança em cada linha de ônibus da cidade. "Mas esse é um problema muito caro" É caro sim, você vai colocar um segurança dentro de cada ônibus, mas eu vou gerar milhares de postos de trabalho e vou garantir a vida e defesa das pessoas. Na rua vamos colocar o guarda de quarteirão, um homem ou uma mulher 24h nas ruas para proteger o cidadão, que vai chegar às 22h da noite e não tem segurança para voltar para casa", explicou.

Ele ainda acrescentou dizendo que pretende instalar metros e construir hidrovias. Na ocasião, ele defendeu a repavimentação da BR-319.  "Temos que enfrentar de novo o problema. Ou é com uma grande ferrovia, ligando Manaus a Porto Velho, a Belém, ou qualquer outro lugar para poder realmente escoar a nossa produção. Ou recuperando a BR-319 que já existe."

Ao defender a rodovia, Eron disse que é preciso levar em consideração a crise ambiental e os povos originários que vivem na área, mas que é necessário buscar outros meios de interligar Manaus ao resto do Brasil, até mesmo como uma alternativa às estiagens que todo ano afetam o transporte de bens. 

"Tem uma crise ambiental mundial, há uma pressão internacional contra a Amazônia. Ninguém desconhece isso e nós temos que saber como vamos administrar isso. Fazer uma estrada-parque, garantir que haja compensações ambientais para não aumentar o desmatamento. [...] Temos que saber de que maneira vamos agir sobre a Amazônia garantindo a sustentabilidade", comentou o pré-candidato. 

Na cultura, Eron afirmou que pretende colocar construir centros culturais em cada bairro da cidade para garantir o acesso à cultura, mas também para gerar emprego e renda aos que vivem nos arredores. 

Federação PCdoB, PV e PT

Durante a entrevista, Eron Bezerra comentou sobre a existência de dois pré-candidatos à Prefeitura de Manaus pela Federação Brasil da Esperança, encabeçada pelo PCdoB, PV e PT. 

Segundo ele, a Federação de Manaus ainda não chegou a um acordo e que caberá à direção nacional escolher entre ele e Marcelo Ramos (PT). 

"A razão pela qual não retirei a minha pré-candidatura é porque eu olho de um lado para outro e só vejo ideias pouco palpáveis, como besteirol de sempre, com críticas secundárias, lixo pra cá e pra lá. Quero apresentar um conjunto de ideias sólidas.", explicou ele ao justificar o porquê de não ter retirado a pré-candidatura, mesmo com Marcelo Ramos sendo apoiado pelo presidente Lula (PT).
 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus