Professores e técnicos da Ufam paralisam atividades nesta quinta-feira
Manaus/AM - Será realizada nesta quinta-feira (10), a Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), que trata das reivindicações dos servidores com o Governo Federal, ocasionando a paralisação de professores e técnicos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
A reunião acontecerá após adiamento da primeira data marcada para a MNNP, que seria no dia 4 de agosto.
O atraso preocupa as entidades representativas e os trabalhadores, já que o prazo máximo para interferir na Lei de Orçamento Anual (LOA) de 2024 é 31 de agosto - e, considerando que a primeira reunião antecede várias seguintes para a negociação, o tempo é extremamente curto para a tomada de decisões na categoria e retorno ao governo.
Pautas
Entre as reivindicações dos servidores federais estão a recomposição salarial e a equiparação dos benefícios com os outros poderes, já que, historicamente, de todo o funcionalismo público federal, os trabalhadores da Educação são os que recebem salários menores em todo o país.
Mobilização
A paralisação é um ato pontual de expressão dos trabalhadores que coincide com a reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente da categoria com o Governo Federal, e não tem relação, neste momento, com qualquer indicativo de greve. A comunidade em geral e os estudantes também estão convidados a participar do ato.
O local de encontro e concentração da paralisação do dia 10 de agosto será no bosque da resistência, em frente ao campus da Ufam, na Avenida General Rodrigo Otávio, no Coroado, às 7h da manhã.
ASSUNTOS: Manaus