Compartilhe este texto

Programa é certificado em prêmio nacional de Tecnologia Social em Manaus

Por Portal Do Holanda

25/07/2017 16h02 — em
Amazonas



Manaus/AM- A Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), por meio do Departamento de Economia Solidária, foi certificada no dia 24, pela Fundação do Banco do Brasil, por sua atuação para a implantação do Banco Comunitário Mauá, no bairro Mauazinho, zona Leste. A certificação compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis desenvolvidas em comunidades e que representem soluções de transformação social.

Concorrendo com mais de mil propostas nacionais de ideias inovadoras para o desenvolvimento social, o “Programa de Economia Solidária – Empreendedorismo e Inclusão Social” da Semtrad passa a ser finalista do Prêmio Nacional de Tecnologia Social, que terá o resultado divulgado no início de agosto, concorrendo com 39 instituições.

A Semtrad ganhou destaque pela atividade iniciada oficialmente em 2013 e que, desde então, ultrapassa mais de 4 mil atendimentos mensais como pagamentos e recebimentos, compra de passe estudantil, vale-transporte, recebimento do Bolsa Família, empréstimo entre outros serviços, com muito mais flexibilidade e comodidade do que nos bancos convencionais.

Para o diretor do Departamento de Economia Solidária e também coordenador da implantação da tecnologia social Banco Comunitário Mauá, Virgílio Melo, a certificação é o reconhecimento de que a política de inclusão social por meio dos bancos comunitários permite melhorar a vida das pessoas principalmente em relação as dificuldade de acesso ao sistema financeiro convencional.

O Programa Tecnologia Social premiará o ganhador com R$ 50 mil. Caso o programa da Semtrad seja o vencedor, este valor será revertido em projetos de fortalecimento das políticas de empreendedorismo e desenvolvimento social.

Sobre o prêmio fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social

Realizado a cada dois anos, o Prêmio tem por objetivo identificar, certificar, premiar e difundir tecnologias sociais já aplicadas, implementadas em âmbito local, regional ou nacional, que sejam efetivas na solução de questões relativas à alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde.

A participação no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social é aberta às instituições legalmente constituídas, de direito público ou privado, sem finalidades lucrativas.

Em oito edições realizadas, de 2001 a 2015, foram recebidas 6285 inscrições e concedidos mais de R$ 3,8 milhões em premiações destinadas ao aprimoramento das tecnologias sociais vencedoras.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus, premio, Tecnologia Social, Amazonas

+ Amazonas