Compartilhe este texto

Semsa faz mobilização pelas vítimas de acidente de trabalho em Manaus

Por Portal Do Holanda

20/04/2017 16h04 — em
Amazonas



Manaus/AM- A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST Manaus) e o Comitê Municipal de Enfrentamento Relacionado ao Trabalho, vai realizar no próximo dia 28 de abril uma ação para marcar o Dia Mundial de Mobilização em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho.

A mobilização integra as atividades do “Abril Verde”, movimento internacional em defesa da Saúde do Trabalhador, que tem como objetivo discutir e monitorar as causas determinantes do acidente de trabalho.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, destaca que a Semsa vem realizando uma série de ações desde o início do mês para esclarecer a população e chamar a atenção para a adoção de medidas preventivas aos acidentes de trabalho, com foco em diversas categorias de trabalhadores.

Ao longo deste mês, a Semsa, em parceria com diversas instituições, promoveu atividades relacionadas ao Dia Mundial da Saúde, 07 de abril, e no Circuito do Dia Mundial da Saúde, no dia 9, na Ponta Negra; ações referentes à Campanha da Voz, dias 11 e 12; e no dia 28 de abril, realiza o encerramento das ações com o Dia Mundial de Mobilização em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho.

Homero de Miranda Leão informa que o movimento “Abril Verde” nasceu com uma proposta da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para relembrar um acidente ocorrido em 28 de abril de 1969, quando 78 trabalhadores foram mortos em uma explosão ocorrida em uma mina de carvão na cidade de Farmington, no Estado da Virgínia, nos Estados Unidos.

No Brasil, o mês de mobilização pelo trabalho seguro “Abril Verde” foi fruto de iniciativas das Centrais Sindicais, incorporadas pelo Ministério da Saúde e pelas secretarias Estaduais e Municipais da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus, mobilização, vítimas de acidente de trabalho, Amazonas

+ Amazonas