Variante de Manaus faz Governo aumentar medidas restritivas no Pará
O Governador do Pará, Helder Barbalho, decidiu “ apertar” as medidas restritivas no estado, por acreditar que a nova cepa originária de Manaus já esteja circulando entre a população local.
Helder afirma que apesar de não ter confirmação da presença do novo vírus, o Pará tem registrado aumento de casos em alguns municípios, sobretudo o que fazem fronteira com o Amazonas e por isso, decidiu elevar o nível do risco de contaminação para laranja. A medida vale para a capital e para 4 municípios da área metropolitana, mas deve ser implanta em breve em todo o estado.
Além disso, Barbalho decretou nesta quinta-feira (28), a suspensão das aulas, o fechamento de balneários em dias e horários específicos, a mudança no horário de funcionamento do comércio , dos serviços privados e do transporte coletivo.
Ele anunciou uma lista de restrições e afirmou que as medidas são necessárias para evitar a contaminação em massa da população e um colapso no sistema de saúde:
"Neste momento as medidas que estão sendo tomadas são exatamente para evitar a necessidade de um lockdown. Estamos agindo preventivamente para garantir que haja o mínimo de impacto na vida da população, mas ao mesmo tempo com a responsabilidade para que o sistema de saúde seja capaz de atender a todos", explicou durante entrevista coletiva.
O governador já decretou o fechamento das fronteira com o Amazonas, mas acredita que mesmo com a medida, nova cepa já tenha chegado ao estado:
"Não há qualquer razão para imaginar que, dada a proximidade, dada a circulação de pessoas que vieram do estado do Amazonas e que dialogam inclusive nas fronteiras com o estado do Amazonas, de que esta nova cepa não esteja presente em nosso território”, destaca.
O decreto oficial com todas as medidas restritivas está sendo elaborado hoje e deve ser publicado no Diário Oficial nesta sexta-feira (29).
ASSUNTOS: Manaus