Compartilhe este texto

Violência política em Manaus reduz número de candidatos nas eleições de 2024

Por Portal Do Holanda

12/09/2024 9h32 — em
Manaus


Foto: Divulgação/TSE

Manaus/AM - Manaus está entre as cidades brasileiras com maiores índices de violência política, segundo um estudo do Grupo de Investigação Eleitoral (Giel) da Unirio. Entre 2021 e 2024, a capital amazonense registrou quatro casos de atentados ou assassinatos de lideranças políticas, o que contribuiu para uma queda de 41% no número de candidatos nas eleições de 2024, em comparação com 2020. 

A violência política, especialmente em áreas dominadas por grupos criminosos, tem afastado potenciais candidatos. As eleições municipais de 2024 têm 103 mil candidatos a menos do que 2020, uma queda de 18%. 

A pesquisa também destaca que o cenário de violência é uma estratégia utilizada por grupos criminosos para influenciar os resultados eleitorais e impedir o surgimento de novas lideranças que possam confrontar seus interesses. Além de Manaus, outras cidades com maiores índices de violência política é Duque de Caxias (RJ) e Rio de Janeiro. Segundo o estudo, nos últimos quatro anos, Duque de Caxias teve dez casos de atentados ou homicídios contra lideranças políticas com cargo. O Rio de Janeiro teve cinco casos. 

No geral, a queda do total de candidaturas é resultado de um conjunto de fatores que inclui a redução no número de partidos, a formação de federações partidárias e novas regras da Justiça Eleitoral que reduziram o limite máximo de candidatos por partido. Nesta eleição, os partidos ou federações puderam lançar um total de candidatos de até 100% das vagas a serem preenchidas na Câmara Municipal, mais um. Até 2021, a lei estabelecia um teto de 150% do número das vagas. Contudo, políticos e dirigentes partidários em Duque de Caxias, Rio e Manaus afirmam que a violência fez com que pessoas desistissem da campanha para este ano.

Para fazer o levantamento, pesquisadores monitoram, a partir de palavras-chave, reportagens sobre violência contra políticos nos estados. Depois de checados, os casos são separados em ameaças, agressões físicas, sequestros, atentados e homicídios.  


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus