Se masturbar todos os dias faz mal? Especialista responde
ouça este conteúdo
|
readme
|
Masturbação é uma prática comum na vida das pessoas. Algumas fazem todos os dias e outras em períodos isolados. Mas pelo menos uma vez, quem tem esse costume certamente já se perguntou se está repetindo a prática de forma exagerada e se isso pode fazer algum mal.

Projeto de vereador embute preconceito e horror à arte
Felizmente, não existe um número que determine se você está cruzando os limites quando se trata em se dar prazer. A prática é considerada um hábito saudável que libera hormônios de satisfação no corpo, permite um melhor conhecimento e relação com si mesmo, alivia o estresse e ajuda na felicidade.
De acordo com o site Fatos Curiosos, para saber se o hábito está acontecendo além da conta, é importante perceber alguns indícios que mostram se seu dia-a-dia está sendo afetado. Segundo o terapeuta sexual Dan Drake, existem momentos em que a masturbação pode sim ser prejudicial.
As dores físicas por exemplo, podem surgir caso a masturbação esteja acontecendo de forma excessiva. A dor pode vir por causa de alguma ferida causada pelo atrito das mãos nos órgãos genitais ou pela sensibilidade gerada em razão da pressão aplicada no local. Se você chegou ao ponto de sofrer com dores no processo, é hora de diminuir o hábito.
Se por acaso você está deixando de fazer outras coisas em sua vida social para se dedicar à masturbação, este por ser um indício de que a prática não está sendo boa para sua saúde e vida social. O prazer não pode tomar espaço dos compromissos e responsabilidades.
Também é bom ficar atento caso esteja atrapalhando sua vida sexual. A prática permite conhecer alguns prazeres e sensações e pode se tornar dependente delas para atingir o orgasmo durante a relação.
E atenção! A masturbação diária ao longo de duas semanas, para homens, pode diminuir a produção de esperma. Isso pode ser negativo para quem busca a gravidez da parceira ou espera manter um nível de fertilidade mais alto.Se você está tão habituado à se tocar que seus pensamentos se distraem e te levam para esses momentos em qualquer situação, pode ser um verdadeiro indício de que o comportamento já alcançou níveis preocupantes. É como um vício em drogas ou bebidas.
Você se identifica com alguma dessas situações? Se a prática está deixando de ser prazerosa e está dando indícios de que merece uma atenção especial, procure um especialista ou terapeuta para tratar do problema.

ASSUNTOS: masturbação, saúde, sexo, Saúde e Bem-estar