Veja as tatuagens no mundo do crime e seus significados

ouça este conteúdo
|
readme
|
Para muitos, a tatuagem é uma forma de arte aplicada ao corpo e os desenhos vêm ganhando cada vez mais adeptos no mundo inteiro, independente de status ou classe social, crenças etc. Os desenhos feitos nos corpos são feitos pelos seres humanos desde os primórdios e em diversas culturas, persistindo até os dias de hoje e progredindo com formas mais elaboradas e coloridas.
Mas no mundo do crime, alguns rabiscos específicos têm significados que são como uma forma de ‘orgulho’ em mostrar que praticam determinado ato ilegal.
Há pelo menos 10 anos, Alden dos Santos, capitão da Polícia Militar baiana, se dedica a traduzir os significados destas e outras imagens desenhadas nos corpos de presos e suspeitos de crimes no Brasil e no exterior. Com o estudo, o PM acabou criaando uma cartilha que foi adotada oficialmente como apoio a investigações pela PM da Bahia.
Veja abaixo a lista dos desenhos e seus significados no mundo do crime:

Demônio da Tazmania, geralmente usados por praticantes de furtos, roubos e arrastões.

Papa-léguas ou ligeirinho, geralmente usadas por responsáveis pela distribuição de drogas.

Aranhas ou teias de aranha, geralmente associados à assassinos que geralmente planejam seus crimes, ou até mesmo são contratados para tal.

Sacis e magos, geralmente usados por traficantes e distribuidores de entorpecentes em geral.

Palhaços, coringas etc: assassinos de policiais.
"Elas também funcionam como mais uma ferramenta para facilitar o trabalho de reconhecimento de suspeitos", diz o PM baiano, que cita as tatuagens de carpas: "estes peixes são frequentemente associados à facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

*Nota: O significado dos desenhos dependem muito da pessoa que tatuou. Muitos fãs dos quadrinhos de Batman, por exemplo, tatuam o Coringa sem nenhuma intenção a fazer menção ao tipo de crime. As carpas também são muito usadas por diversas pessoas sem ligação ao mundo do crime, e possuem significado de superação.
A cartilha de orientação de tatuagens é mais uma ferramenta usada no cotidiano da atividade policial para ajudar a nortear as investigações de crimes. Muitas estão associadas a organizações criminosas como o Primeiro Comando da Capital (PCC), os Caveiras e o Comando da Paz. Isso não significa que quem tiver qualquer tatuagem será abordado. Os determinados tipos de tatuagem encontrados nos presos e a parte do corpo onde foram colocados servirão de alerta, mas as investigações acontecerão caso a gente identifique outros indícios", explica o capitão Alden.
Fonte: BBC

O fim da exigência do diploma de jornalista produziu a bagunça atual

ASSUNTOS: mundo do crime, significado tattoo, tattoo, tatuagem, tatuagem criminoso, tatuagem de cadeia, Bizarro