Apagão afeta parte da Europa e autoridades investigam possível ciberataque

ouça este conteúdo
|
readme
|
Uma apagão de energia elétrica afetou diversas regiões da Europa causando transtornos em aeroportos, estações ferroviárias, estradas e desligando semáforos.
Os países mais afetados são Espanha e Portugal, mas a falta de energia também afeta a França, Alemanha, Países Baixos e Suécia. Na Espanha, a pane causou a paralisação de trens e o cancelamento de voos. A operadora de rede elétrica Red Eléctrica informou que "as causas estão sendo analisadas e todos os recursos disponíveis estão sendo empregados para solucionar o problema".

Motocicleta, um passaporte para o 'céu'
Em Portugal, a polícia alertou para o risco de falhas nos semáforos e na iluminação pública, e por conta disso, o trânsito está caótico. A fornecedora E-Redes informou à Reuters que a falha faz parte de um problema mais amplo que afeta outros países da Europa.
De acordo com o jornal El País, o Instituto Nacional de Cibersegurança da Espanha investiga se o apagão pode ter sido provocado por um ciberataque, hipótese que também foi mencionada pelo ministro português Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro de Almeida.

ASSUNTOS: Mundo