Apagão na Europa: restauração completa da energia pode levar até uma semana

ouça este conteúdo
|
readme
|
Um apagão de grandes proporções atingiu nesta segunda-feira (28) Portugal e partes da Espanha, afetando trens, metrôs e aeroportos. A operadora de rede elétrica portuguesa, Redes Energéticas Nacionais (REN), informou que o corte foi causado por um raro fenômeno atmosférico relacionado a variações extremas de temperatura no interior da Espanha. Segundo a REN, a restauração completa da rede elétrica pode levar até uma semana, embora o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, tenha declarado que a expectativa é de normalização ainda hoje.
Diante da situação, Montenegro anunciou a ativação da célula de crise do Sistema de Segurança Interna e afirmou que os Serviços de Informação estão reunindo dados sobre o incidente. O premiê pediu calma à população e recomendou o consumo consciente de energia para evitar sobrecarga no sistema. "Não é um bom caminho estarmos acelerando consumos que não são necessários", alertou.

Crime organizado comanda invasões para ampliar território em Manaus
O apagão ocorreu por volta das 11h30 em Lisboa e 12h30 em Madri, com cortes de energia generalizados na Península Ibérica. Em partes do País Basco, o fornecimento foi interrompido brevemente. As autoridades espanholas e portuguesas pediram que a população limite deslocamentos e evite sobrecarregar os serviços de emergência. Semáforos e iluminação pública foram afetados, e companhias aéreas, como a TAP, orientaram passageiros a não se dirigirem aos aeroportos.
A fornecedora espanhola Red Eléctrica afirmou que o restabelecimento total da energia deve ocorrer entre seis a dez horas em algumas regiões. A Comissão Europeia informou que monitora a situação nos dois países. As orientações das autoridades incluem prudência no trânsito e uso mínimo de energia enquanto o sistema é gradualmente normalizado.

ASSUNTOS: Mundo