Após acordo com Venezuela, Brasil assume diplomacia da Argentina e Peru em Caracas
Os governos do Brasil e da Venezuela anunciaram, nesta segunda-feira (5), um acordo para que o Brasil passe a cuidar das embaixadas da Argentina e do Peru em Caracas. A partir de hoje, a Embaixada do Brasil em Caracas será responsável pela representação dos interesses e cidadãos desses dois países na Venezuela.
De acordo com o comunicado do Itamaraty, a custódia das representações diplomáticas argentinas e peruanas, incluindo bens e arquivos, ficará sob a responsabilidade da Embaixada Brasileira. Este arranjo segue as disposições da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas e da Convenção de Viena sobre Relações Consulares.
O Brasil já havia iniciado a custódia das embaixadas na semana passada, após um pedido dos países vizinhos. A mudança foi marcada pela substituição das bandeiras, com a brasileira hasteada na embaixada argentina.
A decisão de custódia ocorre após a expulsão dos diplomatas argentinos e peruanos pelo governo de Nicolás Maduro, em resposta ao não reconhecimento da sua vitória nas eleições presidenciais. O Brasil, embora não reconheça a vitória de Maduro, também não considera Edmundo González como o vencedor. O governo brasileiro, junto com México e Colômbia, busca mediar uma solução para a crise.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que mantém laços históricos com a Venezuela, pediu a apresentação das atas eleitorais, mas acredita que não houve irregularidades significativas na eleição.
Veja também
ASSUNTOS: Mundo