Após fala polêmica, Trump posta mapa falso dos EUA com Canadá anexado
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Donald Trump, usou as redes sociais para publicar um mapa falso unificando os Estados Unidos com o Canadá. O post acontece após uma série de falas do republicano em relação ao país vizinho, que acabou de perder o seu primeiro-ministro.
Foto compartilhada por Trump pinta os dois países com a bandeira dos Estados Unidos. Ela foi publicada na rede social Truth, criada pelo próprio grupo Trump, na noite da terça-feira (7).
Canadá deveria "ser o 51º estado" dos Estados Unidos, disse Trump repetidas vezes. Em discursos antes de assumir a presidência, ele tem mencionado a "necessidade de unificação" alegando que os EUA sofrem com os subsídios e déficits comerciais do país vizinho.
Republicano sugeriu que o primeiro-ministro Justin Trudeau se demitiu do cargo por saber dessa necessidade de unificação. Ele também afirmou que, se unido com os EUA, o Canadá estaria "totalmente seguro" de "navios russos e chineses".
Ex-primeiro-ministro reage à fala. Em publicação na rede social X, Justin Trudeau afirmou que "não há chances" de o Canadá e os EUA se unificarem e que "trabalhadores e comunidades dos dois países" são beneficiados pela relação comercial dos dois.
Partido do ex-premiê faz publicação com mapa correto. Os Liberais usaram a rede social X para publicar uma foto com a demarcação territorial canadense e os dizeres "não são os Estados Unidos". "Para quem estiver confuso", afirmou a legenda.
Mapas falsos não são exclusividade de Trump. Em meio a eleições questionadas e uma pressão militar contra os países vizinhos, o ditador Nicolás Maduro divulgou um "mapa completo" da Venezuela, incluindo uma área da Guiana que o governo buscava anexar.
ASSUNTOS: Mundo