Beryl: Furacão destruidor chega à Jamaica após deixar mortos no Caribe; vídeo
URGENTE: O furacão BeryI está chegando na Jamaica. Os ventos no centro do furacão chegam a 220 km/h. pic.twitter.com/dcp0JFAd7j
— Astronomiaum (@Astronomiaum) July 3, 2024
O furacão "Beryl", classificado como extremamente perigoso pelo Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC), alcançou a Jamaica na tarde desta quarta-feira (3), com ventos superiores a 220 km/h. O furacão perdeu um pouco de intensidade, mas ainda mantém capacidade destrutiva significativa, tendo devastado 90% das casas na Ilha de União, em São Vicente e Granadinas, no Caribe. A catástrofe causou a morte de nove pessoas.
O fenômeno surpreendeu ao manter sua força ao passar pela Jamaica e continua sua trajetória em direção às Ilhas Cayman e à costa sudeste do México, conforme previsão do NHC.
Desde sua formação como tempestade tropical no fim de semana, o Beryl rapidamente se intensificou, aumentando de categoria 1 para 4 em apenas dez horas, um desenvolvimento extremamente rápido para esse tipo de evento.
Furacão Beryl é visto do espaço pic.twitter.com/UHEq27Pq6R
— Astronomiaum (@Astronomiaum) July 3, 2024
O Beryl já deixou um rastro de destruição desde sua chegada ao Caribe, com nove mortos confirmados até o momento: três em São Vicente e Granadinas, três na Venezuela e três em Granada, além de quatro pessoas desaparecidas na Venezuela. Esta é a primeira vez que um furacão de categoria 5 atinge o Caribe fora da época, marcando um início bastante intenso para a temporada de furacões na região.
Autoridades meteorológicas alertam para a possibilidade de uma temporada de furacões severos.
ASSUNTOS: Mundo