Canonização do 'Santo da Internet', Carlo Acutis, é adiada após morte do Papa Francisco

ouça este conteúdo
|
readme
|
A canonização de Carlo Acutis, o jovem conhecido como o primeiro santo da geração millenial e popularmente chamado de "padroeiro da internet", foi adiada pelo Vaticano nesta segunda-feira (21) em decorrência da morte do Papa Francisco. A cerimônia que elevaria o adolescente, falecido em 2006 aos 15 anos devido à leucemia, à santidade estava marcada para o próximo domingo, 27 de abril, na Praça São Pedro. O Vaticano ainda não divulgou informações sobre quando o processo de canonização será retomado, deixando a celebração para os inúmeros fiéis que aguardavam o reconhecimento oficial da santidade de Acutis em compasso de espera.
Carlo Acutis ganhou notoriedade por sua habilidade com a tecnologia, utilizando a internet para disseminar conteúdo cristão e criar um site dedicado a catalogar milagres. Sua dedicação à fé e seu talento digital renderam-lhe o apelido de "influencer da santidade" dentro da Igreja Católica. Em 2019, o Vaticano reconheceu um milagre ocorrido no Mato Grosso do Sul como sendo atribuído a Carlo, a cura de uma criança que estava doente após tocar uma roupa com o sangue do jovem italiano. Em 2020, o Papa Francisco o declarou beato, e neste ano, reconheceu um segundo milagre, a cura de uma jovem da Costa Rica que havia sofrido um acidente, abrindo caminho para a sua canonização, agora temporariamente suspensa.
O adiamento da cerimônia de canonização ocorre em decorrência da morte do Papa Francisco, que faleceu nesta segunda-feira, às 7h35 no horário do Vaticano (2h35 no horário de Brasília), aos 88 anos. O pontífice liderou a Igreja Católica por 12 anos, marcando seu papado por uma série de reformas e uma voz em defesa dos mais pobres e marginalizados. O Vaticano divulgou uma nota oficial expressando profunda gratidão pelo seu serviço e exemplo como líder da Igreja.
Até o momento da publicação desta reportagem, o Vaticano não forneceu detalhes sobre o funeral do Papa Francisco. A Igreja Católica deverá se reunir nas próximas semanas para iniciar o processo de escolha do novo pontífice, um período de transição que impacta diretamente eventos como a canonização de Carlo Acutis. A comunidade católica global aguarda novas informações sobre a data em que a celebração que levará o "padroeiro da internet" à santidade será remarcada.
Veja também

ASSUNTOS: Mundo