Compartilhe este texto

Deslizamento de terra após tempestade mata ao menos 15 pessoas na China

Por Folha de São Paulo

28/07/2024 17h45 — em
Mundo



PORTO ALEGRE, RS (FOLHAPRESS) - Ao menos 15 pessoas morreram após um deslizamento de terra na província de Hunan, no sul da China, neste domingo (28).

Segundo informações da agência estatal chinesa Xinhua, equipes de emergência encontraram também seis sobreviventes feridos durante o resgate. O incidente, próximo à cidade de Hengyang, ocorreu após uma inundação repentina em uma montanha.

As chuvas que atingem o país asiático são decorrentes do tufão Gaemi, que causou destruição e mortes nas Filipinas e em Taiwan, e chegou à China como tempestade tropical.

Mesmo a tempestade perdendo força e os ventos mais fortes já dissipados neste domingo, muitas partes da China estavam sob alerta de inundação devido às chuvas anteriores, e os impactos do Gaemi trouxeram risco de sobrecarga para cidades já alagadas.

A tempestade chegou na sexta-feira (26) na província litorânea de Fujian, impactando quase 630 mil pessoas e motivando a retirada de suas casas de quase metade delas.

Os temporais interromperam os serviços de trens, que já foram parcialmente retomados com o deslocamento da tempestade tropical para outras regiões. As linhas férreas continuavam interrompidas em Guangdong e na ilha de Hainan.

No norte da China, mais de 27 mil pessoas deixaram suas casas. Autoridades da província de Jilin ordenaram o fechamento de escolas, comércios e fábricas neste domingo. Também emitiram alerta para a possibilidade de enchentes de grande porte.

O vice-prefeito da cidade de Linjiang, na fronteira com a Coreia do Norte, foi considerado desaparecido durante as ações de resgate. As circunstâncias do desaparecimento não estão claras.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo