Compartilhe este texto

Estado Islâmico mata 40 pessoas em ataque a campo de refugiados na Síria

Por Agência O Globo

02/05/2017 16h05 — em
Mundo



BEIRUTE — Cerca de 40 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas nesta terça-feira em um ataque suicida do Estado Islâmico (EI) contra um campo de refugiados e deslocados na província de Hassake, na Síria, perto da fronteira com o Iraque. Pelo menos 21 vítimas eram civis que se refugiavam no local, e diversas crianças estão entre os mortos e feridos.

Os terroristas detonaram seus explosivos em um posto de controle curdo, enquanto outros membros do grupo atacavam refugiados que dormiam em um campo temporário que abriga centenas de deslocados que fugiram de territórios controlados pelo Estado Islâmico. Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), o local aloja 300 famílias que saíram do Iraque e da província síria de Deir Ezzor, controlada pelo EI.

O ataque foi de madrugada e ocorreu depois que jihadistas se infiltraram na aldeia de Rajm Sleibi, localizada ao longo de uma linha de frente que separa as províncias curdas de áreas controladas pelo EI. Civis, tanto da Síria como do Iraque, estão instalados precariamente neste campo de refugiados em uma área desértica, onde esperam conseguir proteção e uma passagem segura para a zona curda.

— Pelo menos cinco homens-bomba do EI se explodiram nas proximidades e dentro de um campo de refugiados iraquianos e sírios deslocados na província de Hassake — informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

O EI chegou a dominar grandes regiões da província de Hassake, mas perdeu gradualmente terreno. A área está quase inteiramente sob controle neste momento pelas milícias curdas. Os jihadistas do EI continuam tendo amplo poder na província vizinha de Deir Ezzor, de onde chegam muitos refugiados diariamente.

A pressão contra o Estado Islâmico cresce. Na Síria, uma ofensiva da coalizão de árabes e curdos tenta expulsar os jihadistas de seu principal bastião, Raqqa, no Norte do pais. Já no Iraque, o grupo extremista está lutando contra as forças do país e seus aliados nas últimas regiões que ainda estão sob seu controle na parte ocidental de Mossul, a segunda maior cidade iraquiana.

A guerra na Síria já provocou mais de 320 mil mortos e milhões de deslocados desde seu início em 2011.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo