Furacão Irma segue em direção ao Caribe
Irma ganhou força nesta quinta-feira (31) e se converteu em furacão de categoria 3 no Atlântico, dias após o primeiro furacão importante da temporada, Harvey, deixar graves inundações no sul dos Estados Unidos, informaram meteorologistas.
"É possível que sua força flutue, em um ou outro sentido, mas se espera que Irma siga como um poderoso furacão durante vários dias", informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, com sede em Miami), às 21 horas (18 horas em Brasília).
A tempestade se formou na quarta-feira a oeste de Cabo Verde e atualmente está a 2.865 Km a leste das Antilhas Menores, com ventos firmes de 185 km/h. Irma avança para o Caribe oriental a 19 km/h.
Segundo a trajetória projetada pelo NHC, Irma se aproximará das Antilhas Menores até meados da próxima semana, e ainda não se sabe se representará uma ameaça.
Na terminologia do NHC, um furacão importante é quando alcança a categoria 3, de 1 a 5 na escala Saffir-Simpson.
Irma é o quarto furacão da temporada depois de Harvey, que atualmente causa estragos no litoral do Golfo do México americano, onde até agora deixou 37 mortos e milhões de dólares em danos materiais. Fonte: Site do Sistema Globo.
ASSUNTOS: Mundo