Compartilhe este texto

Garçom recebe bilhete xenofóbico ao invés de gorjeta nos EUA

Por Folha de São Paulo

03/04/2025 12h15 — em
Mundo


ouça este conteúdo

BELO HORIZONTE, MG (UOL/FOLHAPRESS) - Um garçom que trabalha em um restaurante no Aeroporto Internacional de Los Angeles recebeu um bilhete xenofóbico de dois clientes. No recibo, eles escreveram: "sem gorjetas para [imigrante] ilegal, volte para o México". O caso aconteceu em 21 de março, mas foi revelado na última segunda-feira pela emissora KTLA.

Casal foi atendido por Guilhermo Ortiz no Planet Hollywood, que fica no aeroporto. O local inclui uma gorjeta de 18,5% na conta automaticamente, mas os clientes podem solicitar que isso seja retirado caso discordem da cobrança.

Os clientes pediram para que a gorjeta fosse retirada. Guilhermo atendeu ao pedido, e entregou a cobrança sem o valor da gorjeta.

Quando o garçom pegou a comanda de volta, encontrou a mensagem no topo da cobrança. "Isso fez eu me sentir mal", contou Guilhermo à KTLA. "Eu trabalho como garçom desde 2014, e é a primeira vez que isso acontece comigo".

Guilhermo sequer é mexicano, mas porto-riquenho. Ele afirmou que "ninguém tem direito de tratar as pessoas desta maneira".

O garçom culpa as políticas imigratórias de Donald Trump pelo incidente. O presidente dos EUA está fazendo uma grande política anti-imigração. Desde sua posse, seu governo já prendeu mais de 113 mil imigrantes e deportou mais de 100 mil, de acordo com informações do New York Post.

À emissora ABC, Guilhermo disse que tem orgulho de seu trabalho e da forma que ele sustenta sua família. "Nós somos trabalhadores duros. Me sinto parte deste país, e tenho certeza que outras pessoas que estão aqui também se sentem da mesma forma."

O garçom reportou o incidente ao seu gerente. A empresa está investigando o caso.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo