General russo é alvo de atentado e morre em explosão nos arredores de Moscou
ouça este conteúdo
|
readme
|
Um general de alta patente do Exército russo morreu nesta sexta-feira (25) após a explosão de um carro-bomba na cidade de Balashikha, nos arredores de Moscou, segundo informações do Comitê Investigativo da Rússia.
A vítima foi identificada como Yaroslav Moskalik, vice-chefe da diretoria de Operações do Estado-Maior das Forças Armadas. De acordo com os investigadores, o general foi atingido pela explosão ao passar ao lado do veículo estacionado próximo à sua residência.
O comitê afirmou que a explosão foi provocada por um artefato caseiro.
“De acordo com os dados disponíveis, a explosão ocorreu como resultado da detonação de um dispositivo explosivo caseiro repleto de elementos destrutivos”, informou a nota oficial.
A imprensa russa, citando fontes policiais, afirmou que o artefato teria sido detonado remotamente no momento exato em que Moskalik passava. Partes do veículo foram lançadas a vários metros de distância. Além do general, outra pessoa também morreu.
Desde o início da guerra na Ucrânia, vários militares de alta patente russos morreram em explosões atribuídas por Moscou à atuação de Kiev — que, até hoje, não reconheceu envolvimento nesses ataques.
Um dos episódios mais conhecidos ocorreu em agosto de 2022, quando Darya Dugina, filha do filósofo Alexander Dugin, foi morta após uma explosão atingir o carro em que ela estava, também nos arredores da capital russa. Dugin, que seria o alvo do ataque, havia trocado de veículo momentos antes.

ASSUNTOS: Mundo