Compartilhe este texto

Governo Lula vai propor aos EUA grupo de trabalho para discutir deportações

Por Folha de São Paulo

28/01/2025 18h45 — em
Mundo



BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai propor para a administração Donald Trump a criação de um grupo de trabalho conjunto para discutir as deportações de migrantes brasileiros.

O objetivo, segundo interlocutores do governo brasileiro, será discutir com os americanos formas de obter a garantia de segurança no transporte e de tratamento com dignidade aos deportados.

A proposta foi decidida durante uma reunião do presidente brasileiro com ministros e demais autoridades, no Palácio do Planalto, para discutir a crise das deportações, após os relatos de maus tratos e de uso de algemas.

O encontro no Palácio do Planalto durou mais de uma hora.

No mesmo encontro, também ficou decidido que o governo brasileiro vai montar posto de acolhimento no aeroporto de Confins, em Minas Gerais, para deportados vindos dos Estados Unidos, mas não detalhou como deve funcionar a unidade.

Também foi definido que não serão usados voos da FAB (Força Aérea Brasileira) para transportar brasileiros deportados, como tem feito a Colômbia após crise entre o presidente colombiano Gustavo Petro e o americano Donald Trump. O entendimento do Brasil é de que essa seria uma atribuição dos EUA.

Os brasileiros deportados dos EUA que chegaram a Minas Gerais no sábado (25) relataram agressões, ameaças e tratamento degradante que sofreram por parte dos agentes de imigração americanos responsáveis pelo voo de volta ao Brasil

Eles desembarcaram em Confins, em Belo Horizonte. Vários dos migrantes disseram ter ficado 50 horas algemados, sem ar condicionado no voo e sujeitos a abusos dos americanos.

Na segunda-feira (27), o Ministério das Relações Exteriores convocou o encarregado de negócios da embaixada americana em Brasília para prestar esclarecimentos sobre a situação dos deportados brasileiros, que estavam algemados e relataram maus-tratos na viagem.

O encarregado, Gabriel Escobar, foi chamado ao Palácio do Itamaraty e se reuniu com a embaixadora brasileira Márcia Loureiro, secretária de Assuntos Consulares do ministério.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo