Irmãos Menendez passam por audiência que pode reverter prisão perpétua

Manaus/AM - Os irmãos Lyle e Erik Menendez comparecem a um tribunal de Los Angeles nesta quinta (17) e sexta-feira em uma tentativa de reverter a sentença de prisão perpétua imposta a eles pelo brutal assassinato de seus pais, José e Kitty Menendez, em sua mansão de Beverly Hills em 1989. A audiência, que tem início às 13h30, horário de Brasília (9h30 no horário local), reacende um dos casos criminais mais chocantes e midiáticos dos Estados Unidos na década de 1990.
Lyle, hoje com 57 anos, e Erik, com 54, buscam uma revisão de sua pena, o que, em teoria, poderia abrir caminho para sua libertação após mais de três décadas de encarceramento. Inicialmente, os irmãos alegaram suspeitar do envolvimento da máfia no crime, dada a influência de seu pai como executivo da indústria musical. No entanto, durante um julgamento amplamente divulgado, sua defesa os apresentou como vítimas de anos de abuso psicológico e sexual por parte do pai e negligência da mãe, admitindo que cometeram o crime em legítima defesa. A acusação, por outro lado, argumentou que o parricídio foi premeditado com o objetivo de herdar a fortuna da família, estimada em 14 milhões de dólares. Após um primeiro julgamento inconclusivo, os irmãos foram condenados à prisão perpétua em um segundo julgamento.

Cassada e condenada à prisão, Zambelli chora
O caso ganhou nova atenção no último ano, impulsionado por uma minissérie e um documentário da Netflix, o que motivou os irmãos Menendez a iniciar uma nova investida legal com apoio público e de familiares. Seus defensores argumentam que ambos demonstraram comportamento exemplar na prisão e estariam aptos a se reintegrar à sociedade. A campanha por uma nova sentença ganhou força quando o então promotor público de Los Angeles sinalizou apoio a uma revisão. Contudo, uma mudança na liderança do gabinete do promotor, com a entrada de Nathan Hochman, alterou a posição da acusação. Hochman argumenta que os irmãos não assumiram total responsabilidade pelo crime e que não há novas evidências que justifiquem uma mudança na sentença ou um novo julgamento, outra possibilidade legal considerada pela defesa.
Apesar da tentativa do novo promotor de retirar o pedido de revisão da sentença, o juiz Michael Jesic decidiu na semana passada a favor da realização da audiência. O objetivo central da sessão judicial desta quinta e sexta-feira é determinar se os irmãos Menendez ainda representam "um perigo para a sociedade". Existe a possibilidade de que Lyle e Erik, que participaram da última audiência de forma virtual, compareçam pessoalmente perante o juiz para apresentar seus argumentos, conforme indicou seu advogado, Mark Geragos. No entanto, ele ressaltou que essa decisão ainda não foi tomada, dada a complexidade e os riscos envolvidos em tal aparição. O resultado desta audiência poderá ter implicações significativas para o futuro dos irmãos Menendez, reacendendo o debate sobre um dos crimes mais notórios da história americana.

ASSUNTOS: Mundo