Kamala Harris liga para Trump e reconhece derrota nas eleições dos EUA
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, fez uma ligação nesta quarta-feira (6) ao presidente eleito Donald Trump, reconhecendo sua derrota nas eleições e parabenizando-o pela vitória. De acordo com assessores da campanha de Harris, a conversa abordou a importância de uma transição pacífica de poder. Trump, por sua vez, elogiou a "força, profissionalismo e tenacidade" de Harris durante a campanha, e ambos destacaram a necessidade de unificar o país após as eleições polarizadas.
Em janeiro de 2025, Harris, como presidente do Senado, terá a responsabilidade de certificar a vitória de Trump, da mesma forma que o vice-presidente Mike Pence fez com Joe Biden em 2021.
A vitória de Trump nas eleições deste ano foi considerada avassaladora, com o republicano conquistando não apenas os votos populares, mas também o número necessário de delegados — algo que não ocorria há 20 anos. Trump surpreendeu muitos ao vencer em estados-chave, tradicionalmente democratas, e assegurar 292 delegados, superando os 270 necessários para a vitória.
Até o momento, Trump obteve 71,8 milhões de votos populares, contra 66,9 milhões de votos de Harris. A vitória nas disputas estaduais decisivas, incluindo Carolina do Norte, Georgia, Wisconsin, Michigan, Arizona, Nevada e Pensilvânia, consolidou sua posição, apesar de pesquisas apontarem uma disputa acirrada até o último momento.
Veja também
ASSUNTOS: Mundo