Compartilhe este texto

Marine Le Pen, líder da extrema-direita francesa, é declarada inelegível

Por Portal Do Holanda

31/03/2025 17h17 — em
Mundo


Foto: Kremlin.ru, CC BY 4.0 , via Wikimedia Commons
Foto: Kremlin.ru, CC BY 4.0 , via Wikimedia Commons
ouça este conteúdo

 Marine Le Pen, líder da extrema-direita francesa, está inelegível após ter sido condenada por desvio de recursos públicos nesta segunda-feira (31), em Paris.  A decisão impede Le Pen de disputar as eleições presidenciais de 2027 na França, nas quais era considerada uma das favoritas. A condenação inclui quatro anos de prisão, sendo dois deles em regime fechado e o restante com possibilidade de prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica, e uma multa de 100 mil euros, além de cinco anos de inelegibilidade. 

De acordo com o New York Times, a sentença se refere a um esquema envolvendo o uso indevido de fundos do Parlamento Europeu entre 2004 e 2016, quando Le Pen teria utilizado dinheiro destinado a assistentes parlamentares para financiar atividades do seu partido, o Rassemblement National. Ela foi acusada junto com mais vinte figuras importantes de sua legenda.

Ainda cabe recurso da sentença de prisão, mas sua inelegibilidade tem efeito imediato.  Le Pen, que deixou o tribunal antes do fim da leitura da sentença, negou as irregularidades e afirmou que o julgamento foi uma tentativa política de impedi-la de disputar futuras eleições. Seu protegido, Jordan Bardella, classificou a decisão como um ataque à democracia francesa.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo