Compartilhe este texto

Morre Virginia Giuffre, que acusou Jeffrey Epstein e príncipe Andrew de abuso sexual

Por Folha de São Paulo

26/04/2025 5h15 — em
Mundo


ouça este conteúdo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A advogada Virginia Giuffre, que acusou o bilionário Jeffrey Epstein e o príncipe Andrew de abuso sexual, morreu na quinta-feira (24) na Austrália. Segundo comunicado divulgado pela família nesta sexta (25), ela cometeu suicídio.

"Virginia foi uma brava guerreira na luta contra o abuso e tráfico sexual. Ela era uma luz que ajudou muitos sobreviventes", diz comunicado divulgado pelos familiares. "No final, o preço do abuso foi tão pesado que se tornou insuportável para Virginia carregá-lo."

Giuffre tinha 41 anos e foi uma das principais denunciantes no caso Epstein, a quem acusou de tê-la utilizado como escrava sexual.

Ela entrou com um processo judicial contra Andrew em um tribunal de Nova York em 2021. A mulher o acusa de ter cometido abuso sexual em três ocasiões, quando ela tinha 17 anos. Os episódios teriam tido a ajuda de Epstein, com quem Andrew manteve relação próxima por anos.

Epstein se suicidou em uma prisão nos Estados Unidos em 2019 quando aguardava julgamento por acusações de tráfico sexual e conspiração criminosa para traficar menores para explorá-los. Sua companheira de longa data, Ghislaine Maxwell, foi posteriormente condenada pela Justiça dos EUA em cinco acusações, por recrutar jovens e ajudar o investidor a abusar dela. Os abusos contra Giuffre teriam ocorrido em propriedades de Epstein e de Maxwell.

Andrew chegou a pagar milhões a Giuffre para encerrar uma ação judicial que ela moveu contra ele. O príncipe afirma que nunca a conheceu e nega as acusações. Apesar disso, uma foto que circulou amplamente na imprensa mostra os dois juntos ao lado de Maxwell.

O príncipe Andrew foi destituído da maioria de seus títulos reais devido à sua associação com Epstein.

No início deste mês, Giuffre publicou uma fotografia em que aparecia machucada, e a família disse que ela se envolveu em um acidente de trânsito grave. Na ocasião, ela disse que tinha insuficiência renal e poucos dias de vida.

*

ONDE BUSCAR ATENDIMENTO?

Rede de Atenção Psicossocial

Mapa mostra as unidades da rede habilitada pelo Ministério da Saúde até set.2020

Mapa Saúde Mental

Site mapeia diversos tipos de atendimento: www.mapasaudemental.com.br

CVV (Centro de Valorização da Vida)

Voluntários atendem ligações gratuitas 24 horas por dia no número 188: www.cvv.org.br


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo