Compartilhe este texto

MP da Venezuela notifica pela 2ª vez principal opositor de Maduro

Por Portal Do Holanda

26/08/2024 15h37 — em
Mundo


Maduro e Gonzáles / Foto: Reprodução Twitter e Reprodução Youtube

Edmundo González, principal candidato da oposição venezuelana na eleição de 28 de julho, foi novamente notificado pelo Ministério Público (MP) da Venezuela nesta segunda-feira (26). O fiscal-geral Tarek William Saab exigiu que González compareça à sede do MP em Caracas nesta terça-feira (27).

A convocação é para prestar esclarecimentos sobre uma investigação relacionada à página na internet da oposição, que publicou supostas atas eleitorais afirmando sua vitória. O MP considera que a manutenção da página pode configurar crimes como “usurpação de funções, forjamento de documento público, instigação à desobediência das leis, delitos informáticos, associação para delinquir e conspiração.”

O MP argumenta que a página da oposição busca usurpar as funções do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), a única instituição autorizada a divulgar os resultados oficiais das eleições na Venezuela. O fiscal-geral Saab acusou a página de disseminar informações falsas para incitar a população. González, que alega ter vencido a eleição contra Nicolás Maduro, criticou a imparcialidade do fiscal-geral em uma rede social.

“O Ministério Público tenta me submeter a uma entrevista sem esclarecer as condições e qualifica crimes que não cometi. O fiscal-geral tem se comportado como um acusador político, condenando antecipadamente e promovendo uma intimação sem garantias de devido processo”, afirmou o candidato.

O governo de Maduro acusa González e María Corina Machado de serem responsáveis pela violência pós-eleitoral, que resultou em mais de 20 mortes, 2,2 mil prisões e mais de 100 feridos, incluindo agentes de segurança. Por outro lado, a oposição denuncia fraude na eleição e repressão, com mais de 1.300 prisões arbitrárias, segundo organizações de direitos humanos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo