Mulher morre após ser atingida por presa de elefante durante banho do animal
Uma jovem espanhola de 22 anos, Blanca Ojanguren, morreu nesta sexta-feira (3) após um incidente com um elefante no santuário Koh Yao Elephant Care, na cidade de Yao Yai, na Tailândia. A estudante de direito e relações internacionais, natural de Valladolid, estava de férias na Ásia após concluir um intercâmbio em Taiwan.
Blanca participava de uma atividade comum entre turistas na Tailândia: dar banho em elefantes resgatados. De acordo com testemunhas, ela foi atingida por uma das presas do animal, que teve uma reação inesperada quando a jovem passou em frente a ele. Apesar de ter recebido atendimento médico, Blanca não resistiu aos ferimentos.
Após o incidente, a página do santuário no Instagram foi retirada do ar. No entanto, em perfis de turistas que visitaram o local anteriormente, é possível observar fotos e vídeos de pessoas de diversas idades interagindo com os elefantes, em uma atividade que auxilia na arrecadação de fundos para os cuidados com os animais.
A Universidade de Navarra, onde Blanca estudava, foi procurada pelo jornal "El Español", mas preferiu não dar mais informações sobre a estudante em "respeito à dor da família, que prefere a privacidade".
Fontes do Ministério de Relações Exteriores da Espanha informaram ao jornal "El País" que o “Consulado em Bangkok está em contato com os familiares, oferecendo toda a assistência consular necessária”.
O Departamento de Parques Nacionais da Tailândia estima que mais de 4 mil elefantes selvagens vivam em santuários, parques nacionais e reservas naturais do país. Este trágico incidente serve de alerta para os riscos envolvidos em atividades com animais selvagens, mesmo em ambientes controlados como santuários.
ASSUNTOS: Mundo