Países ricos gastam mais para destruir do que para salvar vidas, diz Lula
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O presidente Lula voltou a criticar na tarde desta terça-feira (19) os gastos militares de países ricos, afirmando que essas nações gastam mais para destruir em guerras do que para salvar vidas com investimento em saúde.
Lula participou de um evento, após o encerramento da cúpula do G20, com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, para fazer um balanço das rodadas de investimentos da entidade.
"Enquanto a OMS recebe US$ 2 bilhões por ano para tentar ajudar em problemas de saúde no mundo inteiro, a gente tem só para guerras um orçamento de US$ 2,4 trilhões. Para destruir vidas e a infraestrutura que levou anos para ser construída por pessoas, os países ricos investem muito mais do que para salvar vidas", afirmou o presidente.
Ele descreveu essa situação como a "contradição do mundo em que vivemos".
Lula ainda disse que é um soldado na luta por recursos para a OMS e que já participou de diferentes cúpulas com chefes de Estado, mas que os problemas das pessoas mais necessitadas nunca se tornam tema desses encontros.
ASSUNTOS: Mundo