Compartilhe este texto

Papa Francisco pede paz na Ucrânia e em Gaza em bênção de Natal

Por Portal Do Holanda

25/12/2024 9h24 — em
Mundo


Imagem/Arquivo: Reprodução/BBC News Youtube

Durante a tradicional bênção Urbi et Orbi (À cidade e ao mundo), realizada nesta quarta-feira (25) na Praça São Pedro, o papa Francisco renovou seu apelo por cessar-fogo nos conflitos na Ucrânia e na Faixa de Gaza. A cerimônia, que ocorre nos dias de Natal e Páscoa, reuniu milhares de fiéis e destacou as principais crises globais.  

Em sua mensagem, o pontífice pediu que o Jubileu, iniciado na terça-feira com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, inspire o mundo a buscar a paz. “Que se calem as armas na martirizada Ucrânia, que se tenha a audácia de abrir a porta para a negociação e gestos de diálogo e encontro para se chegar a uma paz justa e duradoura”, afirmou.  

Francisco também voltou sua atenção ao Oriente Médio, enfatizando a situação crítica na Faixa de Gaza. “Que se calem as armas no Oriente Médio. Envio um pensamento às comunidades cristãs na Palestina e em Israel, em particular à cara comunidade de Gaza, onde a situação humanitária é gravíssima. Que se cesse o fogo, se liberte os reféns e se ajude a população esgotada pela guerra”, declarou.  

Além das crises na Ucrânia e em Gaza, o papa expressou solidariedade aos cristãos do Líbano e da Síria, destacando o impacto contínuo dos conflitos nessas regiões. Ele pediu diálogo e paz em todo o Oriente Médio, uma área que classificou como “dilacerada pelo conflito”.  

Francisco também incentivou o povo da Líbia a buscar soluções para alcançar a reconciliação nacional, destacando a importância de esforços para restaurar a estabilidade no país.  

O apelo do pontífice reforça seu compromisso com a promoção da paz global e a superação das divisões, especialmente em um momento marcado por profundas crises humanitárias e tensões geopolíticas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo