Papa Francisco tem crise de broncoespasmo com agravamento repentino de quadro

ouça este conteúdo
|
readme
|
O Papa Francisco teve um episódio de broncoespasmo nesta sexta-feira (28), agravando seu estado respiratório, segundo comunicado do Vaticano. O Pontífice, internado desde o dia 14 no Hospital Gemelli, em Roma, para tratar uma pneumonia bilateral, apresentou vômito seguido de aspiração, o que levou a uma rápida piora de sua condição.
Para estabilizar o quadro, a equipe médica realizou uma aspiração brônquica e iniciou ventilação mecânica não invasiva. O Vaticano informou que o procedimento melhorou os níveis de oxigênio do Papa, que permaneceu consciente e colaborativo durante todo o atendimento. No entanto, a evolução clínica ainda exige monitoramento nas próximas 24 a 48 horas.

'Nós viemos aqui para beber ou pra conversar?' Beber. E depois a matança...
Fiéis ao redor do mundo seguem acompanhando o estado de saúde do Pontífice, que antes do episódio participou de momentos de oração e recebeu a Eucaristia. O Vaticano seguirá divulgando atualizações sobre a recuperação do Papa Francisco.
Confira o boletim, na íntegra:
“No início da tarde de hoje, após uma manhã alternando fisioterapia respiratória com oração na capela, o Santo Padre apresentou uma crise isolada de broncoespasmo, que, no entanto, causou um episódio de vômito com inalação e um rápido agravamento do quadro respiratório.
O Santo Padre foi prontamente submetido a broncoaspiração e iniciou ventilação mecânica não invasiva, com uma boa resposta nas trocas gasosas. Ele permaneceu sempre alerta e orientado, colaborando com as manobras terapêuticas.
O prognóstico permanece, portanto, reservada. Pela manhã, recebeu a Eucaristia.
É o que informa o boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé, divulgado na noite desta quarta-feira, 28 de fevereiro, sobre o estado de saúde do Papa, internado há quatorze dias no Policlínico Gemelli".
Veja também

ASSUNTOS: Mundo