Compartilhe este texto

Papa Francisco tem insuficiência renal leve, mas sem piora respiratória

Por Portal Do Holanda

23/02/2025 15h14 — em
Mundo


Foto: Reprodução/Instagram @vaticanonewspt
Foto: Reprodução/Instagram @vaticanonewspt
ouça este conteúdo

O estado de saúde do Papa Francisco permanece crítico, segundo informações divulgadas pelo Vaticano neste domingo (23). Exames de sangue revelaram sinais leves de insuficiência renal, uma condição que, de acordo com a Santa Sé, está sendo monitorada e controlada.

O pontífice não teve novas crises respiratórias desde a noite anterior e se mantém consciente, lúcido e recebendo suporte de oxigênio. Na manhã de domingo, ele celebrou uma missa em seu quarto no 10º andar do hospital Gemelli, em Roma, onde está internado.

O Vaticano destacou que o quadro clínico do Papa exige atenção e prudência, já que é necessário aguardar a evolução do tratamento medicamentoso. No sábado, ele precisou de uma maior quantidade de oxigênio após uma crise respiratória, mas passou a noite sem complicações. Aos 88 anos, Francisco continua hospitalizado devido a uma pneumonia bilateral, que o impediu de realizar a tradicional oração do Angelus no domingo – um evento raro em seus quase 12 anos de pontificado. Em uma mensagem enviada à imprensa, o Papa expressou gratidão à equipe médica e reforçou a importância de continuar o tratamento.

Internado desde 14 de fevereiro para investigar uma infecção respiratória, o Papa foi diagnosticado com pneumonia após uma tomografia. Ele tem um histórico de problemas pulmonares, incluindo a remoção de parte de um pulmão na juventude devido a uma pneumonia grave. Além disso, em 2021, passou por uma cirurgia para tratar diverticulite e, no ano passado, foi hospitalizado com bronquite. Recentemente, sofreu duas quedas que causaram um hematoma no queixo e uma lesão no braço, que precisou ser imobilizado.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo