Porto Rico fica sem energia elétrica na véspera do Ano-Novo
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Cerca de 90% dos porto-riquenhos estavam sem energia elétrica nesta terça-feira (31), véspera de Ano Novo, de acordo com a principal empresa de distribuição de energia do país, a Luma Energy.
O prazo para restabelecer o sistema é de 24 a 48 horas, "se as condições permitirem", segundo a companhia. "Enquanto a causa da interrupção está sob investigação, descobertas preliminares apontam para uma falha em uma linha subterrânea", escreveu a Luma em comunicado.
Ivan Baez, porta-voz da Genera, outra empresa de distribuição de energia de Porto Rico, afirmou que a falha na rede foi um "grave incidente" em entrevista a uma rádio local.
Segundo ele, a linha que se acredita ter falhado é operada pela Luma, e o problema derrubou sistemas pertencentes à Genera, bem como geradores privados.
De acordo com a Luma, às 13h no horário local, a energia havia sido restaurada para cerca de 3% da população e também em locais considerados sensíveis, caso do Centro Médico e do Hospital Municipal de San Juan.
Porto Rico tem lidado com apagões recorrentes à medida que sua infraestrutura se deteriora.
Em 2022, após a privatização da energia elétrica, a Luma aumentou em 70% o preço cobrado nas contas de luz. O reajuste motivou protestos nas ruas.
ASSUNTOS: Mundo