Saiba como funciona o conclave para a escolha do novo papa

ouça este conteúdo
|
readme
|
A morte do Papa Francisco, anunciada nesta segunda-feira (21), pegou a muitos de surpresa. O pontífice faleceu por volta das 2h35, em sua própria residência no Vaticano.
Todos os preparativos para o velório de Francisco já estão em processo e o sepultamento deve ocorrer entre os dias quarto e sexto depois de sua morte.

Pesquisa IPEA sobre homicídios no Amazonas pulou etapas
Diante disso, o Vaticano já começa a se preparar para a escolha de um novo papa nos próximos dias. Para isso, será formado um conclave que definirá quem serão os próximos cotados para o mais alto cargo da Igreja Católica.
O conclave, formado neste ano por cerca de 252 cardeais, se reunirá no Vaticano cerca de 20 dias o falecimento de Francisco e a portas fechadas, escolherá entre si, os nomes que disputarão o título. Lembrando que apenas 138 cardeais (que tem menos de 80 anos) estão aptos a votar. Os demais apenas discutem o perfil e méritos dos candidatos.
O conclave segue uma série de rituais religiosos e nesse período, os cardeais devem ficar confinados no Vaticano, sem acesso a TV, jornais ou qualquer comunicação com o mundo exterior até que uma decisão seja tomada e um novo papa seja levantado.
Além disso, somente os médicos, o padre que ouve a confissão e a equipe de limpeza pode acessar os quartos onde os cardeais ficam hospedados.
A primeira votação pode acontecer no mesmo dia e sucessivamente nos dias seguintes até que só reste um nome, aquele que substituirá Francisco. O voto é secreto e por escrito e para não ser identificado, o cardeal deve usar outra caligrafia.
Para ser eleito papa, o candidato precisa de dois terços dos votos dos cardeais e este processo pode durar dias ou até semanas. Além disso, se até o segundo dia a votação decisiva não ocorrer, no terceiro, os religiosos se reúnem e oram, para a partir do quarto dia, seguirem com o processo de escolha.
Diariamente cédulas são queimadas ao menos duas vezes por dia para indicar como está a votação. A fumaça preta indica que ainda não há uma decisão e a branca sinaliza que um novo papa já foi escolhido.
Uma vez escolhido, o vencedor é questionado se quer tomar posse do cargo e se afirmado, seu título é escolhido e um voto de obediência é feito por parte dos cardeais. A partir daí, o nome do papa é anunciado e ele faz seu primeiro discurso.
Veja também

ASSUNTOS: Mundo