Trump ameaça retomar controle do Canal do Panamá
Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, fez uma publicação no Truth Social nesse sábado (21), ameaçando retomar o controle do Canal do Panamá. Ele criticou as taxas cobradas pelo Panamá para a utilização da passagem, considerando-as excessivas, e afirmou que, caso os princípios morais e legais da doação do canal aos panamenhos não sejam seguidos, exigirá a devolução do controle integralmente aos EUA.
Os Estados Unidos construíram a maior parte do canal e administraram o território ao redor por décadas, mas, após acordos em 1977, o Panamá passou a ter o controle total do canal em 1999, após um período de administração conjunta.
O Canal do Panamá é uma via vital para o comércio global, permitindo a passagem de até 14 mil navios por ano, e é responsável por 2,5% do comércio marítimo mundial. Ele é crucial para as importações e exportações dos EUA, especialmente de automóveis, produtos comerciais e gás natural liquefeito.
Trump também afirmou que não deixaria o canal cair em "mãos erradas", o que foi interpretado como uma referência à influência crescente da China na região. A empresa CK Hutchison Holdings, com sede em Hong Kong, administra portos nas entradas do canal. A embaixada do Panamá não comentou, mas políticos panamenhos criticaram as declarações de Trump e pediram proteção à soberania do país sobre o canal.
ASSUNTOS: Mundo